Pular para o conteúdo principal

Guaíba - Berço da Revolução Farroupilha

O titulo de Berço da Revolução Farroupilha já foi assimilado há bastante tempo por grande parte da população guaibense, falta agora o reconhecimento oficial do Estado para que este título possa ser usado como uma ferramenta em prol do turismo e da cultura local.
Para este fim, foi elaborada uma pesquisa que comprova essa relação de Guaíba com a Revolução. Na manhã do dia 11 de agosto de 2009, a secretária da SETUDEC, Cláudia Mara Borges, representando a prefeitura municipal de Guaíba, entregou esse documento ao Deputado Estadual Sperotto, que o encaminhará a Assembléia Legislativa como forma de solicitar e legitimar esse título para nosso município.
A equipe que realizou a pesquisa é composta por Gislaine Costa da Silva (professora - Membro do Setor Educativo do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul), Guilherme Pokorski (Professor - Pesquisador do Museu Municipal Carlos Nobre), Miriam Leão (Historiadora e Especialista em Memória, Patrimônio Histórico - Cultural e Desenvolvimento Regional. Coordenadora do Patrimônio Cultural da AMA - Associação Amigos do Meio Ambiente de Guaíba), e Paulo Vila do Prado Amaral (Professor - pesquisador do Museu Municipal Carlos Nobre).
A pesquisa foi realizada tendo como base a pesquisa em diferentes fontes historiográficas sobre nosso Estado, sendo utilizadas fontes primárias e secundárias como: documentos da Coleção Alfredo Varela dos Anais do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, textos acadêmicos, jornalísticos, literários, imagens, correspondências, bem como fontes orais, entre outras.


Comentários

  1. Ótima iniciativa para incentivar o turismo na cidade. Que os nossos deputados aprovem este belo projeto que valoriza em muito nossa história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RECULUTA DA CANÇÃO CRIOULA Onde os baguais se encontram 30 anos de História Os Festivais de Músicas Tradicionalistas começaram a ser realizados no Rio Grande do Sul na década de 1970, quando surgiu o Movimento Nativista. O primeiro Festival de Música Nativista do Rio Grande do Sul foi promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo do Pago, em Uruguaiana, e ficou conhecido pelo nome de Califórnia da Canção Nativa. Estes festivais se constituem num movimento cultural, com objetivo de incentivar o talento de poetas, compositores, instrumentistas, intérpretes e artistas em geral que buscam a inspiração na tradição regional, bas eando-se em seus ritmos, temas, costumes e na sua história. Isto desperta enorme interesse por parte de todos os apreciadores da Cultura Gaúcha, seja participando das competições, seja como espectador. Na Cidade de Campo Bom, em janeiro de 1982 durante a apresentação dos trabalhos do XXVII Congresso Tradicionalista, o então Mini
Museu Carlos Nobre   Convida toda comunidade a visitar a exposição sobre os índios Guaranis e Kaingang que ocorrerá em abril de 2013. Prestigiem! Aguardamos a visitas de todos!  

O Museu Carlos Nobre

     O Museu Carlos Nobre é o Museu de Guaíba. Sua missão é preservar, pesquisar e comunicar o patrimônio material e imaterial do cidadão Guaibense. Atuando como local de memória, que estimula a reflexão histórica e a construção da cidadania.       Através das exposições de longa e curta duração ajudamos a contar um pouco da história de Guaíba.  Sala 1 - Histórias e Memórias de uma Casa      O Prédio onde hoje se localiza o Museu Carlos Nobre já foi Casa, Hotel e Prefeitura. Construído em 1908, na época em que Guaíba ainda fazia parte de Porto Alegre e chamava-se Pedras Brancas, foi testemunho de diversos período da nossa história recente.  Sala 2 - O prédio enquanto Prefeitura     Traças os desdobramentos deste prédio nos ajuda a compreender um pouco sobre a história dessa cidade. Por isso, apresentamos em nossa exposição de longa duração objetos que fizeram parte da história dessa casa e, portanto, de Guaíba.      O Museu Carlos Nobre está aberto de Segunda