Pular para o conteúdo principal

Encerra-se um ano de trabalho!!!!

É com muita satisfação e alegria que encerramos mais um ano de atividades. Fechamos para expediente interno do dia 23 de dezembro até o dia 09 de janeiro de 2012, período necessário para dedetização e higienização do Museu e também para a readequação dos espaços para novas exposições que estarão disponíveis para visitação a partir da data prevista.
Encerramos o Ano com o gosto de uma conquista bastante significativa para toda equipe do Museu que batalha para que este esteja sempre aberto para receber seus apreciadores. Conquistamos a aprovação de um projeto de R$ 330 000,00 pelo edital 02/2011 lançado pelo Intituto Brasileiro de Museus (IBRAM), proposta esta que foi apresentada pela OSCIP Defender e abrange o desenvolvimento de estudos técnicos sobre o Museu Carlos Nobre e o desenvolvimento de Projeto de Restauro e Readequação do Museu entrando também nesta proposta a acessibilidade, com a colocação de uma plataforma de elevação possibilitando acesso ao segundo pavimento para idosos e pessoas portadoras de necessidades especias. 
Torcemos para que já no primeiro semestre de 2012, possamos conveniar para iniciarmos os trabalhos neste sentido.
Nosso público visitante tem crescido ano a ano e a comunidade tem se identificado com o trabalho de resgate histórico de suas raízes, o que fez com que alcançassemos a estimativa de público de 24 927 pessoas ao longo dos tres últimos anos. O Museu realizou parcerias para desenvolvimento de exposições, aumentou seu quadro técnico com a contratação de uma Museóloga e também participou de inúmeros eventos promovidos pela Pefeitura Municipal de Guaíba, levando exposições itinerantes. 
Além disso, este ano o Mascote Nobrinho ganhou um corpo, e foi sucesso nos eventos, principalmente na 22ª Feira do Livro do Município, onde o Museu contou com um espaço para desenvolvimento de oficinas trabalhando Educação Patrimonial.
O sucesso desta equipe de trabalho acontece graças a comunidade Guaibense que tem participado das atividades promovidas, por isso agradecemos a todos que estiveram envolvidos com a nossa tragetória ao longo deste ano de 2011.

Para  2012 desejamos a todos um ano de realizações e sucesso, com muita saúde e prosperidade e esperamos poder continuar contando com o apoio de nossos parceiros e de toda a comunidade.

Um Feliz 2012 !!!!

São os votos de toda a equipe do Museu Minicipal Carlos Nobre







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECULUTA DA CANÇÃO CRIOULA Onde os baguais se encontram 30 anos de História Os Festivais de Músicas Tradicionalistas começaram a ser realizados no Rio Grande do Sul na década de 1970, quando surgiu o Movimento Nativista. O primeiro Festival de Música Nativista do Rio Grande do Sul foi promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo do Pago, em Uruguaiana, e ficou conhecido pelo nome de Califórnia da Canção Nativa. Estes festivais se constituem num movimento cultural, com objetivo de incentivar o talento de poetas, compositores, instrumentistas, intérpretes e artistas em geral que buscam a inspiração na tradição regional, bas eando-se em seus ritmos, temas, costumes e na sua história. Isto desperta enorme interesse por parte de todos os apreciadores da Cultura Gaúcha, seja participando das competições, seja como espectador. Na Cidade de Campo Bom, em janeiro de 1982 durante a apresentação dos trabalhos do XXVII Congresso Tradicionalista, o então Mini
Museu Carlos Nobre   Convida toda comunidade a visitar a exposição sobre os índios Guaranis e Kaingang que ocorrerá em abril de 2013. Prestigiem! Aguardamos a visitas de todos!  

O Museu Carlos Nobre

     O Museu Carlos Nobre é o Museu de Guaíba. Sua missão é preservar, pesquisar e comunicar o patrimônio material e imaterial do cidadão Guaibense. Atuando como local de memória, que estimula a reflexão histórica e a construção da cidadania.       Através das exposições de longa e curta duração ajudamos a contar um pouco da história de Guaíba.  Sala 1 - Histórias e Memórias de uma Casa      O Prédio onde hoje se localiza o Museu Carlos Nobre já foi Casa, Hotel e Prefeitura. Construído em 1908, na época em que Guaíba ainda fazia parte de Porto Alegre e chamava-se Pedras Brancas, foi testemunho de diversos período da nossa história recente.  Sala 2 - O prédio enquanto Prefeitura     Traças os desdobramentos deste prédio nos ajuda a compreender um pouco sobre a história dessa cidade. Por isso, apresentamos em nossa exposição de longa duração objetos que fizeram parte da história dessa casa e, portanto, de Guaíba.      O Museu Carlos Nobre está aberto de Segunda